13 janeiro, 2017

O meu primeiro Kilo!

Chegado o fim de semana, vento e e mar de feição, alguma ondulação e pescaria combinada.
Sempre ansioso por uma pescaria,  junto com o meu companheiro Caceiro, apontámos à madrugada de Domingo  para  a Ilha de Faro de forma  a apanhar-mos o fim da vazante e algumas horas da enchente.
Combinamos ás 5h, e ás 5.40 temos as canas a pescar, salsicha fresca e e choco congelado, cada um com 2 canas, iscada generosa e fé de sacar um tarolo.
Estavam uns 7 graus, mas felizmente o vento não correspondia à previsão do guru, e ao invés da ventosga prevista o vento  caiu completamente, menos mal.
Fizemos uns lançamentos curtos, de forma a ficar perto da rebentação, e esperámos pelo romper do dia ansiosos por alguma actividade.
7h00 – Não sentíamos nenhuma actividade e o sol quase a romper, verificámos as canas, lançámos e esperamos.
7h40 – A minha cana dá de sinal, mas muito subtil, umas pancadinhas que facilmente se confundiam com o movimento da vaga, mas o set de ondas acaba e a cana começa a vergar.Começo a recolher linha, tinha uma chumbada de garras de 130g que já devia ter levantado pois nem a senti destrancar, começo a recolher com calma e começo a perceber que estava  o peixe já estava ferrado e com calma puxo para terra um robalete que para meu espanto e felicidade vinha a superar pela primeira vez a marca de kilo nas minhas pescarias, 1.200kl.
A minha pesca estava feita e de que maneira, componho a salsicha que tinha iscado e torno a lançar e ao fim de vinte minutos, actividade outra vez, mas novamente subtil ao sabor da vaga sem grandes ferragens ou cabeçadas. Quando a esmola é muita o pobre desconfia, e sem muita expectativa fui puxando a linha sentindo que tinha outro peixe ferrado desta vez um pouco mais pequeno 800gr, mas não cabia de contente.
Entretanto fizeram-se horas de levantar ferro, e ás 8h30 estávamos de partida,  só  posso dizer que foram as horas de pesca mais rentáveis que tive, com metade de uma salsicha, e um par de horas fiz até agora a pesca da minha vida conquistando o primeiro peixe a passar a marca de kilo e a passar mais um bom bocado  em boa companhia.


Claro que o dia acabou com vinho novo e robalo no forno, fresquinho, fresquinho!

Fevereiro 2015




HP
Tens que insistir...

2 comentários: